Como Aumentar as Matrículas e Vendas no Verão

O verão, indiscutivelmente, é a estação do ano em que as pessoas ficam mais agitadas e animadas. Consequentemente, e principalmente por causa do aumento da exposição, é também o período em que mais se pratica atividades físicas. Afinal, quem não quer estar bem para curtir uma praia ou piscina? Então, como aumentar as matrículas e vendas no verão?

Por esse motivo, as academias sempre têm aumento no número de alunos nesse período. Mas, em meio a tanta crise, será que é possível manter o tradicional aumento das matrículas? Será que é possível melhorar ainda mais os resultados? Na verdade é possível sim! E se você, proprietário ou gestor de academia, estúdio, clube ou grupo de treinamento, deseja saber como aumentar as matrículas e as vendas no verão (e até antes), leia esse artigo na íntegra, que mostrarei como.

Se você é como eu, está constantemente em busca de meios para conseguir melhores resultados. Tanto no número de clientes da academia, quanto para os resultados dos alunos. Afinal, nós sabemos o quão rápido a ciência avança e precisamos nos manter atualizados.

Nesses 15 anos de carreira em Fitness e Wellness eu posso garantir que nunca passei mais de 6 meses sem fazer um curso de aperfeiçoamento. Cursos esses que iam desde atualização em Treinamento de Força, Treinamento Funcional e Correção Postural, até Gestão Estratégica, Marketing e Negociação. E, claro, além de toda a minha especialização no Coaching, PNL, Reprogramação Mental, Neurociência e Física Quântica.

Mas, por que estou falando isso?

Simples! Você precisa ter muito claro em sua mente que, parar aumentar seu número de matrículas e vendas, é preciso fazer algo de DIFERENTE.

No artigo passado, Academia Realmente Dá Lucro, eu falei um pouco do nosso mercado e de como podemos aumentar os lucros na academia, independente do nicho que você atua. (Atenção: Fitness não é um nicho, pois existe uma imensa variedade de especificações dentro desse mercado tão imenso) Porém, hoje aprofundarei mais nesse assunto, mostrando como podemos aumentar as vendas nesse período de alta.

Para isso, vou começar contando uma breve história de quando eu era Coordenador de uma grande academia de Brasília/DF. Leia com atenção, para que você possa entender Como Aumentar as Matrículas e Vendas no Verão.

Certo dia eu estava na musculação, como de costume, junto de minha equipe, atendendo os clientes, renovando treinos… Enfim, nossa rotina diária de salão cheio. Era horário de pico, próximo das 19h, e a recepcionista me chamou informando que havia uma pessoa querendo tirar dúvidas, para saber se ela poderia se matricular na academia.

Era uma menina de 19 anos, visivelmente assustada com uma academia tão cheia, música animada e todo aquele visual que nós já estamos acostumados (mas que para ela era novidade). Segundo a menina, ela passava por um  momento difícil, pois estava com lesão nos dois joelhos e também nos punhos, sendo que um dos joelhos ela já tinha solicitação de cirurgia.

Isso a assustava ainda mais, pois era muito nova para ter tantos problemas articulares. Então perguntei se ela sabia o que exatamente eram suas lesões e sua resposta não me surpreendeu. Disse que os médicos nunca haviam explicado direito o que era e, muito menos, o porquê.

Foi então que sentei com ela em uma mesa, peguei um papel e caneta, comecei a fazer perguntas e expliquei todo o processo anatômico e fisiológico de suas lesões. Inclusive, algumas das comprovações científicas sobre sua recuperação. Fortalecidas pelo meu próprio  histórico, já que eu já havia enfrentado aquelas lesões.

Com o tempo, as explicações e minha paciência, ela foi ficando claramente mais calma e grata pela atenção. No entanto, ainda tinha dúvidas se valeria a pena se matricular em um local de “pessoas bonitas, magras, saudáveis e saradas”, como ela mesma disse.

Foi então quando sorri e expliquei para ela que academia não é apenas para pessoas saradas e bonitas, preocupadas unica e exclusivamente com seus corpos (pelo menos as que eu sempre trabalhei não eram e eu fazia questão disso). Expliquei que muitos dos alunos enfrentam problemas de saúde e, até mesmo, problemas emocionais, e a academia é um local para que você possa se reabilitar, conhecer novas pessoas e, principalmente, melhorar sua saúde.

Toda essa conversa se deu em 1 hora e meia, tempo o suficiente para mudar todo o padrão mental daquela jovem de 19 anos e permitir com que ela se matriculasse na academia, confiante de sua recuperação (mesmo precisando enfrentar uma cirurgia, ela sabia que com o treino adequado sua reabilitação seria acelerada).

Obs: Eu não abandonei o salão durante 1:30h, pois haviam outros 4 profissionais de minha inteira confiança trabalhando no mesmo horário.

Particularmente eu nunca vi um atendimento tão longo em uma academia, especialmente com uma pessoa que nem mesmo está matriculada. Porém, esses 90 minutos investidos de coração em uma pessoa que precisava e merecia essa atenção, rendeu à academia algo em torno de R$ 30 mil nos próximos 24 meses. Exatamente!

Essa jovem ficou tão agradecida, que, além de se matricular na academia, também entrou para o programa de acompanhamento individualizado que oferecíamos, e ainda levou seu irmão mais novo para treinar também.

O que eu aprendi com essa experiência e posso passar para você nesse momento é que, para aumentarmos as vendas, as matrículas e o faturamento, precisamos antes de tudo conhecer nosso diferencial. 

O que você oferece, que nenhuma outra academia pode oferecer? O que você faz de diferente dos outros? Como você pode se destacar em meio a essa multidão?

Além disso, e muito mais importante: demonstre um profundo amor e empatia pelo seu cliente. Ele é o motivo de você estar ali! Deixe que ele perceba que o que realmente importa não é o dinheiro que ele deixará na empresa, mas sim a sua felicidade, os seus resultados, a sua recuperação…

Geralmente o atendimento da recepcionista/consultora de vendas mostra uma realidade que o cliente não encontra no salão e nas aulas, então é preciso que a comunicação seja mais eficaz. Que a linguagem de todos seja semelhante e que a realidade do atendimento diário seja exatamente igual (ou superior) à promessa vendida.

O mercado de Fitness e Wellness pode fazer muito mais do que tem feito pela sociedade e pode atender um número muito maior de pessoas do que os atuais 4% da população. É exatamente isso que o Programa EVOLUTION BUSINESS Fit faz. Ajuda você a conseguir Aumentar as Matrículas e Vendas no Verão e durante todo o ano, mesmo em períodos de baixa. 

Pois ajudamos você a entender melhor a cabeça do cliente e treinamos sua equipe (vendas, atendimento e técnica) para que ela possa lidar com qualquer situação, seja do cliente que busca estética, ou então o que procura performance e, até mesmo, aquele que precisa de uma atenção especial para recuperar sua saúde física, mental e emocional.

Então, se você deseja se destacar na multidão, transformar a sua realidade, de seus colaboradores e de seus clientes, entre em contato e inclua o Programa EVOLUTION BUSINESS Fit hoje mesmo na sua empresa.

Grande abraço e muito Sucesso!

contato-diogo-bracet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s