A Saúde Sistêmica do Séc. XXI – Pt 02

Seja bem vindo à 2ª parte do artigo sobre a Saúde Sistêmica do Séc. XXI. Se você está aqui, é porque já leu a 1ª parte, caso não tenha lido volte nela e leia, pois é fundamental para entender o contexto que será apresentado a seguir. A criação desse título foi para que você entendesse que o Conceito das “5 saúdes” possui uma visão ampla e sistêmica do Ser Humano no Séc. XXI, o que nos permite gerar melhores resultados em todas as áreas de nossas vidas. Até então, boa parte dos nossos hábitos, incluindo de consumo e de produção, estavam baseados em descobertas e ensinamentos do período da Revolução Industrial. Período esse que foi essencial para nossa evolução, mas que não se adéqua mais à nossa realidade, havendo a necessidade de quebra de diversos paradigmas.

Paradigmas estes que estão sendo quebrados pelo Conceito das “5 Saúdes” e transmitidos ao público através das palestras, artigos, vídeo e, claro, do Programa EVOLUTION BUSINESS e do Programa Você VIP. Isso porque aqui nós valorizamos os 3 pilares do Ser Humano, fundamentais para nosso equilíbrio e desenvolvimento: Mente, Corpo e Espírito. 

Coloco a Mente como base, como 1º pilar, pois ela é a responsável por criar nossa realidade. Nossos hábitos, ações, personalidade… Tudo começa na mente, incluindo aquilo que atraímos para nossas vidas – de bom e de ruim -, através dos pensamentos conscientes e inconscientes. Porém, de nada adianta criar uma base sólida, sem ter uma estrutura necessária para essa base, então nosso 2º pilar é o Corpo, afinal, um corpo forte e saudável gera muito mais energia e é extremamente produtivo nas atividades pessoais e profissionais. Corpo forte não significa musculoso, mas sim equilibrado com tudo aquilo que a natureza nos proporcionou: resistência, força, agilidade, flexibilidade, velocidade, equilíbrio e coordenação motora. E o 3º pilar, aquele que cria o motivo de termos essa base e estrutura sólidas, é o Espírito, ou seja, nossa Espiritualidade. O Conceito das “5 Saúdes” não  interfere na religiosidade das pessoas (ou na falta dela) e sim potencializa sua evolução espiritual de acordo com suas próprias crenças e escolhas.

Obs: A ordem dos Pilares, assim como a ordem das Saúdes, NÃO estabelece prioridades. É apenas uma ordem didática de apresentação, que facilita o entendimento e a interpretação.

No artigo anterior eu citei quais são essas “5 Saúdes”, então agora vamos perceber como elas estão conectadas e influenciam umas às outras.

conceito-das-5-saudes-01

Quando falo de Saúde Física, quero falar exatamente do nosso corpo, 2º pilar do Ser Humano. Aquele que nos permite trabalhar diariamente. É também algo mais simples de falar, pois é uma das coisas que mais estudamos, por ser o nosso pilar material e visível. Ter uma boa Saúde Física significa permitir que todo o seu corpo funcione adequadamente. Cada órgão, cada articulação, cada músculo. E, para isso, é essencial praticar exercícios, alimentar-se adequadamente e ter bons hábitos, já que são eles que fazem com que esse pilar se fortaleça. Nosso corpo é como uma máquina que precisa ser ligada todos os dias, caso contrário, enferruja e para de funcionar.

A 2ª saúde é a Saúde Mental, muito estudada por psicólogos, psiquiatras e neurocientistas. É também nosso 1º pilar, a Mente. Muito mais complexa de ser entendida, especialmente porque ela vai além da matéria, além do cérebro e suas conexões nervosas. De uma maneira bem resumida, a mente é a responsável por permitir que todo o nosso corpo funcione adequadamente. Além de ser a responsável pelos nossos pensamentos, hábitos, emoções e todo nosso processo criativo. E é também a ponte entre o corpo e o espírito, fazendo a conexão entre o mundo físico e o mundo espiritual. Talvez você pense que isso depende da crença de cada um, mas a realidade é que já existem inúmeras comprovações científicas da existência do mundo espiritual e também dessa conexão que a mente faz. Hoje não vamos nos aprofundar nas crenças e no poder da mente, mas você pode encontrar mais informações aqui.

Continuando, para que tenhamos uma boa Saúde Mental, também é preciso que nos alimentemos adequadamente e pratiquemos exercícios, tanto físicos, quanto mentais, como leitura, por exemplo. O exercício físico faz com que o fluxo sanguíneo melhore, enquanto que a leitura permite que você amplie sua capacidade criativa. Estimular cada área do corpo e da mente é essencial para uma boa saúde.

A 3ª saúde é a Saúde Emocional, outra que é muito estudada pela psicologia e também bem difícil de ser compreendida. Embora todos saibamos o que são as emoções, poucos sabem lidar com elas, especialmente os homens. Uma prova disso é a pandemia que existe hoje, com 90% da população mundial sofrendo com estresseNão saber lidar com as emoções é um problema grave, pois 90% de nossas decisões são tomadas por elas. Eu digo que as emoções funcionam como um termostato, que nos mostra se estamos em um campo energético positivo ou negativo. Se a emoção que sentimos naquele momento for ruim, é sinal de que nossa energia está negativa. Se for boa, é positiva. Bem simples e fácil de entender, então sugiro que você comece a perceber melhor cada emoção que você tem. Assim você pode começar a eliminar aquilo que te faz mal e potencializar aquilo que faz bem. Uma boa forma de manter a saúde emocional em dia é praticar atividades que nos façam rir mais, como sair com amigos ou assistir a um bom filme de comédia.

A Saúde Emocional está intimamente ligada à Saúde Mental, pois é nossa mente que produz nossas emoções, que por sua vez são apresentadas fisicamente em nosso corpo. Nossas emoções modificam completamente nossa produção hormonal, modificando também a forma como nosso corpo funciona.

Acredito que você esteja entendendo bem a importância de se equilibrar as “5 Saúdes” e talvez já tenha até percebido a importância entre essas 3 primeiras, e a 4ª saúde, que é a Saúde Financeira. Afinal, como podemos produzir ótimos ganhos financeiros, se estamos física, mental ou emocionalmente doentes? Provavelmente você já passou por alguma situação onde não conseguiu trabalhar direito, devido a problemas emocionais. Ou então porque estava com dores, ou até mesmo doente. Eu já passei muito por isso, principalmente quando enfrentava uma rotina de 16 árduas horas de trabalho por dia, em academias e atendimentos como Personal Trainer. Para conseguir me manter no Estado de Vida Saudável, eu precisei aprender a equilibrar os 3 pilares e, claro, as “5 Saúdes”. Até porque não são só as Saúdes Física, Mental e Emocional que são importantes para conquistar uma boa Saúde Financeira. Mas o contrário também é fundamental.

Vivemos em um mundo capitalista, onde o dinheiro é necessário para tudo. Para termos uma boa alimentação, boa moradia, lazer, educação… Inclusive para ajudar quem precisa. Então, conquistar uma boa Saúde Financeira é imprescindível para quem deseja uma vida equilibrada. E quem diz que o dinheiro nos afasta da espiritualidade, não entende o que é a evolução do Ser Humano. Como seria possível termos igrejas, templos, livros com ensinamentos e até mesmo praticarmos a caridade, se não tivéssemos dinheiro? O problema não está no dinheiro, mas sim no apego, na ganância, mas isso também é assunto para outro momento.

O fato é que ter uma boa Saúde Financeira facilita muito o equilíbrio de todas as outras Saúdes, inclusive a 5ª saúde, que é a Saúde Espiritual. Para que você conquiste uma boa Saúde Espiritual é essencial que você se entenda como um Ser Espiritual. Nós não somos apenas carne e osso, assim como a vida não acaba depois da nossa morte. Isso já está sendo comprovado cientificamente e é ensinado há milênios. Não é porque algo não é visto, que não existe. Até pouco tempo atrás, a ciência acreditava que a Terra era o centro do Universo, e que ela era plana. Aí então descobriu-se que essa ciência estava errada, e novos paradigmas foram criados. É exatamente isso que está acontecendo com a vida espiritual. Em breve, tudo isso que estou falando sobre espiritualidade, assim como o Conceito das “5 Saúdes” será tão comum, que falar qualquer coisa contrária será visto como um absurdo.

Então, se você deseja ser ainda mais feliz, gerar negócios mais lucrativos e conquistar melhores resultados em todas as áreas da sua vida, é essencial que você entenda agora esse conceito e aplique no seu dia a dia. Seja através do Programa EVOLUTION BUSINESS, ou através do Programa Você VIP (e até mesmo outros que você conhecerá em breve), você pode sim alcançar os resultados que deseja.

Meu Propósito é ajudar pessoas e empresas a conquistar melhores resultados, com melhor qualidade de vida e lucratividade. E minha Missão é facilitar a realização dos seus sonhos. Entre em contato agora mesmo e descubra como aplicar o Conceito das “5 Saúdes” no seu dia a dia.

Gratidão e até breve!

contato-diogo-bracet

Um comentário em “A Saúde Sistêmica do Séc. XXI – Pt 02

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s